O Natal é, dentre as datas festivas do cristianismo, a mais
significativa por simbolizar o nascimento do Salvador. Mesmo que a data
tenha se tornado um feriado comercial, há muito do significado original
presente na cultura. E por isso, ativistas ateus estão investindo em
propaganda para incentivar as pessoas a não irem às igrejas no período.
A entidade chamada American Atheists espalhou outdoors por
diversas cidades dos Estados Unidos com mensagens que desencorajam os
jovens a irem às igrejas, celebrar o nascimento de Jesus Cristo.
Segundo informações do Gospel Herald, um dos anúncios (foto) faz paródia com o slogan da campanha eleitoral de Donald Trump e, sarcasticamente, diz: “Faça o Natal grande outra vez. Deixe a igreja”.
Em outro outdoor, duas pessoas conversam por SMS e uma delas
diz que não vai à igreja no Natal porque “não acredita mais” na Bíblia.
Os principais estados que receberam a campanha dos ateus são Carolina
do Sul, Louisiana, Geórgia, Virgínia e Colorado, a maioria deles
integrantes do chamado “cinturão bíblico”, região do país onde o
cristianismo exerce grande influência na cultura e sociedade.
O objetivo da campanha, de acordo com os ativistas ateus, é mostrar a
ascensão do grupo de pessoas que não têm fé: “É importante que as
pessoas saibam que a religião não tem nada a ver com ser uma boa pessoa,
e que ser aberto e honesto sobre o que você acredita — e não acredita —
é o melhor presente que você pode dar”, disse David Silverman,
presidente da entidade.
No ano passado, a estratégia usada pelos ativistas foi semelhante: os outdoors
traziam a frase “vá em frente e deixe a igreja! Apenas seja uma boa
pessoa”, ao lado de uma foto do Papai Noel. Em 2014, os anúncios
classificavam a narrativa sobre o nascimento do Menino Jesus como “conto
de fadas”.
Fonte: Gospel+
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