quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Supremo atropela a Constituição e o Congresso e libera o aborto no primeiro trimestre da gravidez

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou um caso relacionado a aborto na última terça-feira, 29 de novembro, e decidiu que a interrupção da gravidez nos três primeiros meses não é crime. O julgamento, realizado pela 1ª Turma do colegiado, composta por cinco ministros, era relacionada a um caso de uma clínica clandestina em Duque de Caxias e abre um precedente legal.

Há muito tempo o Supremo vem sendo alvo de críticas de especialistas em legislação e formadores de opinião, como os jornalistas Rachel Sheherazade e Reinaldo Azevedo, por tomar decisões que estabelecem padrões em pontos que a legislação brasileira não é específica. No entanto, no caso julgado ontem, os ministros Luís Roberto Barroso (foto), Luiz Edson Fachin e Rosa Weber atropelaram o texto da Constituição Federal que autoriza o aborto apenas em casos de estupro ou de risco à saúde da mãe.


Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a decisão praticamente libera o aborto, independentemente do motivo que leve a mulher a interromper a gravidez. O caso julgado envolvia o recurso de funcionários e médicos de uma clínica clandestina que tiveram a prisão preventiva decretada. Analistas afirmam que a decisão tomada ontem pode passar a embasar decisões de outros juízes no resto do país.

Barroso, Fachin e Weber – nomeados para a função pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), defensora da legalização do aborto – opinaram no julgamento afirmando que não veem como crime a interrupção voluntária da gestação efetivada nos primeiros três meses de gestação. Os outros dois ministros que compõem a turma, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello, votaram a favor da revogação da prisão preventiva dos envolvidos no caso por questões processuais, mas não se manifestaram sobre a descriminalização do aborto realizado nos primeiros três meses de gestação.

“Em temas moralmente divisivos, o papel adequado do Estado não é tomar partido e impor uma visão, mas permitir que as mulheres façam a sua escolha de forma autônoma. O Estado precisa estar do lado de quem deseja ter o filho. O Estado precisa estar do lado de quem não deseja – geralmente porque não pode – ter o filho. Em suma: por ter o dever de estar dos dois lados, o Estado não pode escolher um”, defendeu em seu voto o ministro Barroso.

Segundo Barroso, “países desenvolvidos e democráticos”, como os Estados Unidos, Portugal, França, Itália, Canadá e Alemanha, a interrupção da gravidez no primeiro trimestre não é considerada crime: “É dominante no mundo democrático e desenvolvido a percepção de que a criminalização da interrupção voluntária da gestação atinge gravemente diversos direitos fundamentais da mulher, com reflexos visíveis sobre a dignidade humana”, afirmou.

Por fim, o ministro ainda afirmou que a criminalização do aborto nos três primeiros meses de gestação é incompatível com os direitos sexuais e reprodutivos da mulher e sua integridade física e psíquica, “já que homens não engravidam e, portanto, a equiparação plena de gênero depende de se respeitar a vontade da mulher nessa matéria”.

Reação

Defensores da vida, lideranças sociais, religiosas e políticas se manifestaram sobre a decisão estapafúrdia do STF, que contraria a Constituição Brasileira.

A jornalista Rachel Sheherazade usou as redes sociais para criticar a postura dos ministros e o desrespeito à legislação em vigor no país: “Ministros do Supremo rasgam a Constituição e se arvoram em legisladores para aprovar aborto. Vergonha STF. Vida – Eis o mais essencial de todos os direitos. Dela derivam as demais garantias legais. Autorizar aborto é violar a Constituição”, escreveu.

Por fim, Rachel Sheherazade chamou a atenção para um detalhe não tão pequeno sobre quem passa a ganhar com essa decisão: “Ministros do STF deveriam ser os guardiões da Constituição, os primeiros a se curvarem diante dela. Não lhes cabe mudar, a lei mas aplicá-la! Dia de festa para a bilionária indústria do aborto. STF rasga a constituição e condena à morte bebês de até 3 meses”, finalizou.

“Barroso é o mais esquerdista e legislador dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Não por acaso, é um dos queridinhos da imprensa. Incomodam-me nele menos as suas ideias — no mais das vezes, detestáveis — do que as táticas a que recorre para, a meu juízo, burlar os limites constitucionais e, ora vejam, se comportar como legislador. Aliás, daqui a pouco, o Poder Legislativo será extinto no Brasil. No Supremo, tomam o seu lugar e legislam”, criticou, em um artigo publicado em seu blog na Veja.

O pastor Silas Malafaia também se valeu do Twitter para expor sua indignação: VERGONHA! STF libera aborto com até 3 meses de gestação. Com que autoridade? Eles não têm autoridade para legislar. UMA AFRONTA A SOCIEDADE E AO CONGRESSO [que] tem que reagir a esse absurdo do STF. PASSARAM DOS LIMITES.VERGONHOSO! ABSURDO! RASGARAM A CONSTITUIÇÃO”, protestou
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) reagiu à decisão do STF após intensas críticas feitas pelos deputados da bancada evangélica, e de acordo com informações do jornal Valor Econômico, irá instalar uma Comissão Especial para tratar o tema.

O deputado afirmou que, quando o Congresso avaliar que o STF interferiu em suas prerrogativas e legislou sobre um assunto, deve-se rapidamente votar uma medida para corrigir isso. “Temos que responder ratificando ou retificando essa decisão”, resumiu.
Fonte: Gospel+



Evangélico, jogador que sobreviveu a acidente confidenciou a amigo desejo de pregar o Evangelho

“A gente nunca imagina que algumas coisas vão acontecer, tanto para o bem, quanto para o mal”. A fala do zagueiro Neto, da Chapecoense, antes de embarcar no avião que cairia horas depois, serve de resumo sobre a terrível tragédia.

A declaração foi dada em um contexto diferente do acidente. O jogador falava sobre o problema de coluna que teve ao longo do ano, e que custou meses de tratamento para que ele voltasse a atuar pela Chapecoense.

“Eu tive um momento de lesão, uma lesão importante, e também não imaginava… E quando eu voltei, não imaginava que as coisas fossem acontecer tão bem quanto aconteceram. [Disputar a final da Copa Sul-Americana] é um momento que Deus colocou na minha vida, preparou isso antes de eu me machucar. Deus já sabia que isso iria acontecer. Fico feliz, grato, porque não é toda hora que a gente chega na final de uma competição internacional, e a gente tem que agradecer a Deus por esse momento, dando nosso melhor em campo, lutando até o final”, afirmou o jogador.

 

Horas depois dessa entrevista, o avião cairia em Cerro Gordo, nas cercanias da cidade de La Unión, a 30 Km do aeroporto de destino, em Medellín. A lista de jogadores que faleceu na tragédia é a seguinte: o goleiro Danilo; os laterais Giménez, Dener e Matheus Caramelo; os zagueiros Marcelo, Filipe Machado e Thiego; os meio-campistas Josimar, Gil, Sérgio Manoel, Matheus Biteco, Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela. No total, 71 pessoas perderam a vida, de acordo com a informação revisada pelas autoridades colombianas.

Neto, último sobrevivente encontrado pelas equipes de busca, é evangélico, mas não era o único do time. O humorista cristão Thiago Matso usou o Twitter para confirmar que outros integrantes do elenco e da comissão da Chapecoense eram evangélicos também. “8 dos jogadores mortos eram da Igreja do Evangelho Quadrangular de JD. Itália e um dos médicos (Dr. Márcio) era do Projeto Lucas em SC”, publicou.

Livramento

Circula nas redes sociais uma imagem do zagueiro Neto acompanhada de um depoimento de um amigo dele, sobre os planos que o atleta têm para o futuro. No texto, o amigo do jogador diz crer que ele recebeu um livramento divino para que em breve possa testemunhar.

“Meu irmão, Deus te permitiu passar por essa, pois a obra do Pai na sua vida será muito grande. Lembro da nossa última conversa, onde você me falou que queria viver muitos e muitos anos para levar o Evangelho! Deus cuidou de você, meu irmão. Logo você estará em casa”, escreveu Andre Cioatto, amigo do jogador. A declaração foi reproduzida por Mayara Baggio, que mantém certa proximidade com a esposa de Neto.


Condição de saúde

Apesar de Neto ter sido encontrado em estado grave, com traumatismo craniano e múltiplas fraturas pelo corpo, ele está estável.

De acordo com o médico Guillermo Leon Molina, responsável pelo atendimento às vítimas do acidente no Hospital San Vicente Fundação de Rionegro, seu estado crítico, mas foi controlado pelos médicos.

“Neto melhorou, mas ainda está sedado, entubado e na UTI. Está estável. Ele possui diversas fraturas pelo corpo, além do edema cerebral. Não posso dizer se há alguma evolução, ainda é muito cedo. Como disse, é preciso esperar as primeiras 48 horas para ter um diagnóstico mais preciso”, disse.

O jogador passou por uma cirurgia de emergência para colocar drenos no tórax, e apesar do traumatismo craniano, não foram encontrados coágulos no cérebro, apenas um edema. Segundo informações do GloboEsporte, a situação do atleta é menos grave do que se imaginou no começo. No entanto, Neto ainda terá que fazer cirurgias no joelho, mão, nariz e crânio, todas de reparação, segundo o chefe dos médicos.

Fonte: Gospel+


Lideranças evangélicas expressam pesar pela tragédia da Chapecoense e pedem que Deus console famílias

O acidente com o avião da Chapecoense pôs fim à vida de 71 pessoas e deixou ferimentos gravíssimos em três jogadores e um jornalista mobilizou as lideranças evangélicas brasileiras em oração para que Deus alcance o coração das famílias enlutadas.

Os pastores assembleianos Silas Malafaia, Marco Feliciano e Samuel Câmara se manifestaram, assim como Silmar Coelho, Ed René Kivitz e a Igreja Universal do Reino de Deus.

O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) usou o Twitter para se manifestar: “Clamemos a Deus pelo consolo das famílias q perderam seus queridos na queda do avião que levava a equipe do Chapecoense para a Colômbia”, escreveu.

“Mais uma tragédia. A família brasileira está em Luto. Minha solidariedade e orações para Chapecó em meu querido estado de Santa Catarina”, escreveu o pastor Marco Feliciano. Posteriormente, em um discurso na Câmara dos Deputados, Feliciano mencionou a promessa de vida eterna para quem está em Deus. Assista:

No Facebook, o pastor Samuel Câmara, da Assembleia de Deus em Belém, usou sua página para pedir oração pelos familiares e contou que visitou Chapecó há pouco tempo: “Estou acompanhando pela televisão a tragédia que aconteceu nesta madrugada. Peço a todos que me acompanham aqui, para orar pelos familiares e amigos das vítimas da queda do Avião que transportava o time do Chapecoense, e vários outros passageiros. Estive na Cidade de Chapecó a mais ou menos 3 semanas atrás. Uma linda cidade, um lindo povo que hoje irá acordar em luto. Deus console o coração desta cidade e de todas pessoas que tem conhecidos, e familiares neste acidente. Deus é o nosso Refúgio e Fortaleza, Socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1. Vocês estarão em nossas orações”.

O pastor Silmar Coelho lamentou que tal infortúnio tenha se imposto sobre o clube catarinense: “O Brasil acorda sob o peso da tragédia. Chocado, o povo brasileiro chora com as famílias de Chapecó. O terrível acidente aéreo destruiu sonhos, terminou carreiras promissoras, matou jogadores, dirigentes, jornalistas e celebridades, enchendo de dor os corações das famílias de todo país […] Mesmo quem não acompanha futebol chora e, consternado, está em choque, escutando notícias que não param de chegar, buscando explicar o inexplicável. O sucesso estava tão perto e num instante ficou tão longe”.

Ed René Kivitz, pastor da Igreja Batista de Água Branca (IBAB), também falou sobre a esperança no momento de dor: “Palavras do Apóstolo Paulo para um dia de luto: ‘Agora, irmãos, não queremos que ignorem o que acontecerá aos que adormeceram, para que não se entristeçam como aqueles que não têm esperança. Porque cremos que Jesus morreu e foi ressuscitado, também cremos que D’us trará de volta à vida, com Jesus, todos os que já morreram’ [1 Tessalonicenses 4.13,14] #ForçaChape”, publicou.

A Igreja Universal do Reino de Deus posicionou-se de forma oficial, divulgando uma nota em que “manifesta profundo pesar pelo falecimento dos atletas e comissão técnica da Associação Chapecoense de Futebol, além de jornalistas, tripulantes e outros passageiros da aeronave que se acidentou hoje, na Colômbia”. Na sequência, o texto destaca que a denominação compartilha do luto: “Nossas orações também se elevam pelos familiares e amigos dos vitimados na tragédia, bem como pelo povo de Chapecó. A dor de cada um deles é a nossa dor”.

Fonte: Gospel+

Colunas que sustentam um casamento - Josué Gonçalves




terça-feira, 29 de novembro de 2016

Avião com jogadores da Chapecoense cai na Colômbia; Milhões se mobilizam em orações por sobreviventes

A equipe da Associação Chapecoense de Futebol perdeu grande parte de seus jogadores em um acidente aéreo próximo ao aeroporto de Medellín, Colômbia, na madrugada desta terça-feira, 29 de novembro de 2016.

O avião que transportava a delegação da equipe de Santa Catarina para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana sumiu do radar e sofreu um acidente em Cerro Gordo, nas cercanias da cidade de La Unión, de acordo com confirmações do próprio aeroporto.

Segundo informações do Uol, quatro ambulâncias se deslocaram de imediato para o socorro das vítimas, e outras foram enviadas posteriormente, de cidades da região. Moradores de La Unión também auxiliaram nos primeiros socorros.

De acordo com comunicado emitido pelo Aeroporto José Maria Córdova, as ambulâncias com os primeiros feridos chegaram ao Hospital San Juan de Dios de La Ceja por volta das 5h (de Brasília). O trabalho de resgate foi suspenso por volta das 6h00 (de Brasília) por causa das condições meteorológicas adversas, já que chove muita na região.

Às 06h30 a GloboNews noticiou que o prefeito da cidade confirmou a morte de 25 pessoas e que entre os passageiros retirados com vida estão os goleiros e o lateral esquerdo da equipe. Viajavam junto com a delegação do time uma equipe de jornalistas de Santa Catarina, de empresas ligadas ao Grupo Globo, como a RBS TV.

O lateral esquerdo Alan Ruschel foi o primeiro sobrevivente a ser atendido no hospital, e estava consciente e conversando com os funcionários. Os goleiros Danilo e Follmann também já receberam atendimento no hospital. “Há alguns jogadores que sobreviveram. Machucados, mas sobreviveram. Trabalho agora é de superar as dificuldades do caminho para trazê-los aqui”, disse Kaleth Gutierrez, capitão do Corpo de Bombeiros, em entrevista à Rádio 730.

O avião da Chapecoense transportava 81 pessoas, entre tripulação, jogadores, comissão técnica, diretoria e jornalistas. Os primeiros 15 a receberem socorro foram os encontrados em pior estado ou aqueles aos quais os bombeiros conseguiram acesso entre os destroços da aeronave.
Símbolo da Chapecoense em acessório usado por jogadores que estavam no voo
Símbolo da Chapecoense em acessório usado por jogadores que estavam no voo

Nota

A Chape emitiu uma nota em sua página no Facebook, às 05h25 (de Brasília) sobre as informações desencontradas relacionadas ao acidente, pedindo calma aos torcedores, amigos e familiares das pessoas que estavam no voo.

“Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação”, afirmou a nota.

Orações

Nas redes sociais, as manifestações de solidariedade foram intensas e imediatas por parte de milhões de pessoas. O jogador brasileiro Lucas Leiva, volante do Liverpool, da Inglaterra, usou o Instagram para expressar sua esperança: “Que Deus abençoe todas essas pessoas que estavam neste terrível acidente. #chapecoense”, escreveu.

O ex-jogador Denilson, comentarista da TV Bandeirantes, também lamentou a tragédia e pediu orações: “O dia inicia triste com a queda do avião da Chapecoense na Colombia. Fé em Deus para que todos estejam bem…#forçachape”.

“A Chapecoense estava fazendo história! Que Deus dê muita força para as famílias dos jogadores!🙏🏼 #prayforchapecoense”, comentou a usuária do Twitter Priscila Cunha.

“Que Deus conforte o coração de todos, Chapecoense é um time muito querido! #ForçaChape”, disse o usuário AndreFla.

“Gente que noticia triste esta do avião que caiu na Colombia onde estavam também o time da Chapecoense, que Deus console as famílias”, lamentou Tony Silva.

“Que Deus conforte a todos nesse momento tão triste! Meus sinceros sentimentos à família Chapecoense #forçaChape @ChapecoenseReal”, orou Mauricio Ribeiro.

Fonte: Gospel+

Viúva de Russell Shedd pede que, ao invés de mandar flores, igrejas invistam em missões

A morte do pastor Russell Shedd aos 87 anos no último sábado, 26 de novembro, gerou grande comoção entre os fiéis evangélicos, por conta de sua longa jornada dedicada ao Evangelho. A viúva, Patricia Shedd, teria pedido que, em homenagem a essa jornada, as igrejas não enviassem flores, mas investissem em missões.

O pedido não foi feito de maneira formal, através de um comunicado, mas as correntes de informação via WhatsApp com esse desejo de Patricia – que viveu em união com o pastor durante 59 anos – ganharam um vulto gigantesco.

De acordo com informações de portais como o Púlpito Cristão e Consciência Cristã, esse pedido teria levado muitas igrejas a se mobilizaram na arrecadação de doações para missões.

A ligação de Russell Shedd com missões era intrínseca. Filho de missionários norte-americanos, o pastor nasceu na Bolívia enquanto seus pais evangelizavam tribos indígenas. Formado em teologia nos Estados Unidos, viveu em Portugal por alguns anos e fixou residência no Brasil posteriormente, onde desenvolveu grande parte de seu ministério.

“Considerado por muitos o teólogo mais importante do Brasil e uma das mentes mais privilegiadas da teologia mundial, dr Shedd foi sempre um exemplo de piedade e simplicidade”, pontuou o Consciência Cristã.

Shedd vinha sofrendo com um câncer de próstata, e dias antes de partir fez um depoimento falando sobre o sofrimento, dizendo que sentia-se “desmamando do mundo” e mais próximo do encontro com Deus. O vídeo se tornou um viral e, como um último gesto evangelístico de Shedd, serviu para renovar a fé de milhares de pessoas. Assista:


Fonte: Gospel+

Priscilla Alcantara - COMO TER INTIMIDADE COM DEUS?




segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Record ataca Globo após enquete polêmica do Encontro com Fátima Bernardes: “Equivocada ou tendenciosa?”

A eterna guerra empresarial entre as duas maiores emissoras de TV do país ganhou um novo capítulo na última semana, quando a TV Record, no programa Fala Que Eu Te Escuto, acusou a TV Globo de ser “equivocada” ou “tendenciosa”.

O Fala Que Eu Te Escuto é apresentado pela Record nas madrugadas, custeado pela Igreja Universal do Reino de Deus, que também cede bispos e pastores para a condução do programa.


De acordo com o jornalista Gabriel Mascarenhas, da coluna Radar Online, no site da revista Veja, o ponto de ignição da nova troca de farpas foi uma enquete promovida pelo programa Encontro com Fátima Bernardes na última semana.

O programa da Globo repercutia o roteiro do filme “Sob Pressão”, dirigido por Andrucha Waddington , que mostra o dilema de uma equipe médica que precisa atender, com poucos recursos e ao mesmo tempo, um traficante e um policial feridos em um confronto.

A atração perguntou aos telespectadores “quem salvar primeiro: traficante em estado grave ou policial levemente ferido?”. Nas redes sociais, milhões de pessoas se manifestaram, com a maioria tecendo críticas severas ao programa. “Uma mídia completamente parcial, haja visto a questão agora de Fátima Bernardes, que prefere conduzir o seu programa dando mais atenção a um traficante ferido do que a um policial, um herói a serviço nosso nas ruas”, disparou o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Não bastasse o achincalhe público pela infelicidade na enquete, a Record se valeu da oportunidade para fazer uma nova pergunta ao público sobre a questão: “A enquete da Globo foi equivocada ou tendenciosa?”, perguntava o Fala Que Eu Te Escuto.

“Além da pergunta carregada de juízo de valor, para torpedear a rival, o programa convidou o deputado federal Major Olímpio (SD-SP). Obviamente, e excelência de baixo clero desceu a lenha na Globo”, comentou Mascarenhas, em sua matéria para a Veja.

Fonte: Gospel+

Palmeiras campeão: técnico e jogadores agradecem a Deus pelo título após 22 anos de jejum

A Sociedade Esportiva Palmeiras conquistou, na tarde de ontem, seu nono título nacional, sendo o quinto do Campeonato Brasileiro no formato adotado a partir de 1971. Os demais vieram de torneios que antecederam o atual. O título foi muito comemorado por torcedores e jogadores, que usaram as redes sociais para expressar sua gratidão a Deus pelo feito.

Um dos principais personagens da campanha do clube, o técnico Cuca, agradeceu a Deus pela oportunidade de ser campeão pelo clube onde ele já havia sido jogador: “Eu nunca neguei ser palmeirense. Deus é tão bom que me fez campeão no time que eu torço”, disse.

Sobre os jogadores, Cuca afirmou que em abril, pouco depois de ser contratado para treinar o clube, disse aos jogadores que seriam campeões brasileiros esse ano, e que o comprometimento deles com essa meta foi o grande segredo da equipe: “Eles acreditaram quando falei que a gente ia ser campeão. Se não fossem eles, não saía nada. O mérito foi todo deles”, afirmou, enquanto fazia a volta olímpica com a taça, de acordo com informações do portal A Gazeta.

O lateral esquerdo Egídio publicou uma foto no Instagram, beijando a taça: “A glória é de Deus! Tricampeão brasileiro!”, escreveu, fazendo referência aos títulos conquistados com o Cruzeiro em 2013 e 2014.


Já o volante Gabriel, que chegou atua no Palmeiras desde 2015, posou com a taça nos vestiários e publicou no Instagram, com a legenda “toda honra e glória é do Senhor”.


Erik, atacante do campeão brasileiro de 2016, usou o Twitter para agradecer a Deus e tripudiar sobre os torcedores flamenguistas, que durante o campeonato, fizeram até música para dizer que sentiam o “cheirinho” de mais um título nacional, que o clube carioca não conquista desde 2009. “Cadê o cheirinho? Campeão no 1º ano nesse grande clube! Deus é maravilhoso”, publicou.


Para 2017, o Palmeiras não deverá contar com o veterano evangélico Zé Roberto, que desde o começo do ano havia anunciado sua aposentadoria ao final desta temporada; o técnico Cuca, que afirmou pretender dedicar-se à reciclagem profissional no próximo ano; e o atacante Gabriel Jesus, vendido para Manchester City.

Fonte: Gospel+

Deus é salvação e força | PROFETIZANDO VIDA




sábado, 26 de novembro de 2016

Pastor Russell Shedd morre aos 87 anos em São Paulo

O pastor Russell Shedd, 87 anos, faleceu na madrugada deste sábado, 26 de novembro, em decorrência de problemas de saúde. Na última sexta-feira, 25 de novembro, rumores de sua morte foram espalhados nas redes sociais, e desmentidos. No entanto, a editora que o próprio Shedd fundou confirmou sua morte na manhã deste sábado.

Shedd havia se submetido a um tratamento de câncer de próstata em agosto deste ano, e na última semana, ao receber uma visita de membros da Igreja Batista de Atibaia, afirmou que sentia-se próximo do fim de sua jornada terrena.

“Meus irmãos e amigos, realmente eu não sei o que dizer sobre sofrimento, por causa do fato que eu nunca sofri quase nada, até esses últimos três, quatro meses. Realmente, é uma experiência muito boa, porque a gente sente se desmamando do mundo e pronto para subir. Graças a Deus, Cristo sofreu em nosso lugar para que nós possamos, também, aproveitar a grandeza do Seu amor por nós […] II Coríntios, 4:16: o sofrimento deste mundo é muito pouco em comparação com aquela alegria que nós sentiremos na presença de Deus”. Confira:


Nota de pesar

A Edições Vida Nova, editora fundada por Shedd, confirmou a morte de Shedd em uma nota de pesar publicada em sua página no Facebook, lamentando a partida do renomado teólogo e escritor, e lembrando seu compromisso com o ministério ao longo de sua vida.

“Com enorme pesar, informamos que nosso fundador e presidente emérito, o dr. Russell Phillip Shedd, faleceu na madrugada de hoje.

Juntamente com a igreja brasileira, lamentamos profundamente a perda deste servo valoroso, que deixará uma lacuna irreparável. Ainda assim, alegramo-nos no Senhor por saber que ele, tal como o Apóstolo Paulo, combateu o bom combate, terminou a carreira, guardou a fé e tem reservada para si a coroa da justiça.

Fiel mensageiro da Palavra, o dr. Shedd foi incansável em seu ministério, tendo percorrido todo o Brasil como conferencista e professor, pregando e palestrando em congressos, igrejas, seminários e faculdades de Teologia. Foi exemplo extraordinário de uma vida de amor à Palavra. A literatura e o ensino teológicos no Brasil devem muito à incansável, inspiradora e comovente dedicação desse grande servo de Deus.

Ele deixa a esposa, dona Patricia Shedd, com quem foi casado por 59 anos, além de 5 filhos (Timothy, Nathanael, Pedro, Helen e Joy), 14 netos (Laura, Kelley, Rebecca, Katherine, Leander, Cayenne, Henry, Jonathan, Michael, Stephanie, Evelyn, Scott, Susan e Katie) e uma bisneta (Izabella).

O velório será a partir de amanhã (27/11) na Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão, Rua Tito 240, Vila Romana – São Paulo. O enterro será na próxima quarta-feira (30/11) no Cemitério da Paz, Rua Doutor Luiz Migliano, 644, São Paulo”.

Trajetória

Em um breve relato da vida e da obra de Russell Philip Shedd, a editora destacou detalhes da jornada de vida e ministerial do pastor, que chegou ao Brasil em 1962. “Somos profundamente gratos a Deus pela forma maravilhosa em que usou o dr. Shedd para influenciar e impactar a todos a quem ele teve a oportunidade de discipular, usando-o também por meio de aulas e palestras e dos muitos livros escritos ou editados por ele.

Com certeza, seu exemplo e ensino serão seguidos por muitos anos. Todos os que o conheceram só podem dizer, juntamente com ele, Soli Deo gloria!”, diz trecho da nota.

Cidadão norte-americano, Shedd nasceu em Aiquile, pequena cidade boliviana, no ano de 1929, enquanto seus pais, Leslie Martin e Della Johnston, faziam missões entre os índios.

“Aos dez anos de idade, já falava espanhol, inglês e aprendera também o dialeto local. A semente de seu amor à Palavra germinou já na mais tenra infância, quando o menino acompanhava os pais, Leslie e Della Shedd, ambos missionários, em percursos evangelísticos pelas aldeias da Bolívia.

No início da adolescência, volta com os pais e irmãos para os Estados Unidos e cursa o segundo grau em duas instituições: Westervelt Home e Wheaton College Academy. 

Depois disso, a profunda sede pelo conhecimento da Palavra leva o jovem Shedd a uma intensa jornada de cursos. Primeiro, estuda Teologia no Wheaton College, onde recebe o grau de bacharel com especialização em Bíblia e Grego.

Depois, decide fazer um mestrado em estudos do Novo Testamento na Wheaton College Graduate School. Muda-se então para o estado da Filadélfia e matricula-se no Faith Seminary, onde adquire o título de mestre em Teologia, em 1953. Dois anos depois, aos 25 anos de idade, conquista o grau de doutor em Filosofia (PhD) na renomada Universidade de Edimburgo, na Escócia. Em 1955, volta para os Estados Unidos e aceita o cargo de professor no Southeastern Bible College, em Birmingham, no estado do Alabama, onde conhece uma aluna, Patricia Dunn, com quem viria a se casar em 22 de junho de 1957.

Tendo os olhos e o coração voltados para a obra missionária, em 1959 o jovem casal é enviado pela Conservative Baptist Foreign Mission Society (CBFMS) para Portugal. Ali, Russell Shedd recebe com grata satisfação o encargo de acompanhar um ministério de literatura em formação. Denominado “Edições Vida Nova”, esse ministério fora fundado com o propósito de fornecer textos teológicos básicos e obras de referência bíblica para estudantes, professores e pastores.
 
Passados três anos, Russell Shedd e os demais missionários notaram que o programa de publicações sofria duas sérias limitações: os altos custos de impressão e a baixa e lenta demanda dos livros na minúscula comunidade evangélica portuguesa. Após muitas orações e deliberações, os olhos dos missionários voltam-se para um país do outro lado do Atlântico, com uma comunidade evangélica maior e em franco crescimento, contando ainda com a possibilidade de baixos custos na produção editorial. O plano inicial era que Russell Shedd ficasse dois anos no Brasil com o objetivo de implantar uma ação editorial em São Paulo e depois voltasse para Portugal.

Em agosto de 1962, o casal Shedd chega ao Brasil, onde permanece, sem retornar a Portugal, e onde Russell Shedd passa a ensinar e a inspirar amor à Palavra de Deus, dando continuidade ao ministério de Edições Vida Nova. Ele sempre se dedicou de corpo e alma ao estudo e ao ensino das Escrituras, seja na área do ensino teológico, seja na área de publicação de livros evangélicos que facilitassem a compreensão e o conhecimento das Escrituras, sendo mais de 25 deles de sua autoria. Por muito tempo esteve à frente do ministério de Edições Vida Nova e, embora há vários anos tivesse passado a presidente emérito, jamais deixou de amar e participar dessa obra. Também atuou como consultor da Shedd Publicações. Sua influência perdura até hoje mesmo depois de aposentado, sendo um ativo influenciador de líderes e membros da igreja brasileira.

Na Faculdade Teológica Batista de São Paulo foi professor de Novo Testamento e diretor do Departamento de Novo Testamento e Exegese. Lecionou também em outras renomadas instituições ao redor do mundo”.

Fonte: Gospel+

 


Opressor de cristãos, ditador Fidel Castro morre aos 90 anos

Fidel Alejandro Castro Ruz, 90 anos, ditador cubano, morreu na noite da última sexta-feira, 25 de novembro, em Havana, capital da ilha que ele governou desde 1959. A notícia foi anunciada pelo seu irmão, Raúl, sucessor na presidência do país.

Considerado uma das figuras políticas de maior influência no século XX, Fidel Castro renunciou ao cargo de presidente de Cuba em 2008, após 49 anos no poder. Visto por comunistas e simpatizantes do socialismo como um símbolo de liderança, ele conduziu sua ditadura com mão de ferro, limitando liberdades individuais, como por exemplo, a religiosa.

“Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas” deste sábado, afirmou Raúl Castro. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, mesmo não ocupando formalmente a presidência de Cuba nos útimos oito anos, Fidel permaneceu como o grande líder da ilha.

A morte de Fidel marca o fim de uma era de longos discursos, frases de efeito e confrontos com os Estados Unidos, o que causou um embargo econômico que gerou isolamento e, consequentemente, o empobrecimento da população cubana.

Biografia

Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu em 13 de agosto de 1926, em Birán, atual província de Holguín. Filho de Lina Ruz, foi reconhecido pelo pai, Ángel Castro, imigrante espanhol e latifundiário, quando tinha 17 anos.

 Frequentou escolas católicas nas províncias de Santiago de Cuba e Havana, onde estudou também em uma escola jesuíta. Em 1945, entrou na Universidade de Havana, onde se graduou em Direito e atuou como líder estudantil.

Em 1948 casou-se com Mirta Diaz-Balart e divorciou-se em 1954. Seu filho, Fidel Castro Diaz-Balart (Fidelito), nasceu em 1949 e trabalhou como chefe da comissão de energia atômica cubana. É físico nuclear e assessor científico do governo cubano.

Em 1956, Fidel teve um caso extraconjugal com Natalia Revuelta. Alina Fernandez, filha dos dois, só soube aos dez anos que era filha do grande ditador cubano e desde 1993 vive como exilada nos EUA.

História

Com suas próprias ideias para o caminho de acabar com as desigualdades sociais em Cuba, Fidel Castro liderou um golpe contra o então ditador da ilha, Fulgêncio Batista, que governou de 1933 a 1959. Rapidamente se transformou em um herói nacional, e sua inteligência acima da média e carisma o transformaram em um líder natural.

Ao assumir o comando do país, prometeu restaurar a Constituição de 1940, promover uma administração sem corrupção, restabelecer as liberdades civis e políticas, além de realizar reformas na legislação, de forma moderada.

Na prática, o que se viu foi um governo autoritário e radical. Fidel expropriou os empresários do comércio e indústria, impôs uma abrangente reforma agrária, expulsou investidores dos Estados Unidos e limitou a liberdade de opinião, com a perseguição a dissidentes de seu regime e maus tratos a presos políticos.

Dois anos após sua chegada ao poder, declarou Cuba um Estado socialista, o que levou os Estados Unidos a cortarem relações com o país e trabalharem para impor um embargo comercial mundial.

Em 1962, Fidel foi excomungado da Igreja Católica pelo então papa João XXIII, como pena por sua declaração, em dezembro de 1961, de que era marxista-leninista. Na ocasião, ele anunciou – em um discurso considerado histórico – que conduziria Cuba ao comunismo. Ele também expressou sua hostilidade à Igreja Católica e expulsou do país 131 sacerdotes, além de fechar escolas mantidas pela igreja.

Desde então, a perseguição religiosa só aumentou no país, e apesar de a prática de fé não ser totalmente proibida e haverem poucos templos, existe um cerceamento severo à religião cristã, conforme relatos da Missão Portas Abertas. Nos últimos anos, o país tem flertado com o islamismo, como forma de buscar aliados políticos no Oriente Médio.

Nos anos da Guerra Fria, Fidel foi o principal aliado da União Soviética (URSS) no continente americano, importando as ideias comunistas/socialistas e difundindo-as entre países da América do Sul. Em troca, recebia apoio financeiro do governo soviético. Em 1985, quando Mikhail Gorbatchov assumiu o poder na URSS e instaurou abertura política e econômica, Cuba se viu ainda mais isolada, porque o novo governo suspendeu o auxílio.

Mais de 20 anos depois desses acontecimentos, Fidel – já com a saúde fragilizada – deixou formalmente o posto na presidência de Cuba, empossando seu irmão no cargo. Aos poucos, Raúl foi reduzindo o extremismo na condução política do país, e em 2013, durante o velório de Nelson Mandela (1918-2013), encontrou-se com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um momento que, apesar de circunstancial, foi noticiado em todo o mundo.

Ironicamente, o papa Francisco – com apoio diplomático do Canadá – assumiu um papel de incentivador da reaproximação de Estados Unidos e Cuba, e em dezembro de 2014, Obama e Raúl Castro trocaram telefonemas que iniciou um processo, lento e gradual, de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, após 53 anos. As embaixadas foram reabertas em Havana e Washington em julho de 2015.

Fonte: Gospel+

Fundada a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência

No dia 18 de novembro desse ano, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, ocorreu a I Conferência Nacional de Cristãos na Ciência, a qual marcou a fundação oficial da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, com a presença de cientistas, professores universitários, teólogos, estudantes em geral e 150 associados.

Durante o evento, onde estiveram presentes nomes nacionais e internacionais, como Roberto Covolan, Andrew Briggs, Guilherme de Carvalho, Ted Davis, Filipe Fontes, John Walton, Tarcízio de Carvalho, dentre outros, e com participação em vídeo do renomado autor Alister McGrath. Foram abordados temas como:
  • Ciência, inteligibilidade e coerência: a visão cristã da realidade;
  • Por que o cristianismo é bom para a ciência;
  • O Logos Divino e o caráter teotrópico do universo;
  • Teologia Natural;
  • Diálogo x Antítese: pilares teológicos fundamentais no diálogo entre fé e ciência no mundo contemporâneo;
  • A fé e a inteligibilidade do mundo: aproximando McGrath de Dooyeweerd;
  • O mundo perdido de Adão e Eva;
  • A função literária dos elementos da Criação apresentados em Gênesis 1: estrutura, ordem e direção.
Dentre outros assuntos que foram discutidos e diálogos ao longo da programação. Também houve o lançamento do livro “O Mundo Perdido de Adão e Eva”, do autor John Walton, um dos palestrantes do evento, assim como entrega de prêmios e cadastro dos associados.
Associação Brasileira de Cristãos na Ciência
Associação Brasileira de Cristãos na Ciência é oficialmente fundada durante a I Conferência Nacional de Cristãos na Ciência, em novembro desse ano, em São Paulo.
Segundo a associação, o objetivo da instituição é “promover a comunicação e a integração entre a comunidade cristã e o campo científico no Brasil”. Para isso, eles contam com o apoio da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET) e da Templeton World Charity Foundation (TWCF), ambas com os mesmos propósitos, sendo a última de atuação internacional.

“A Missão da futura ABC2 será, portanto, operar como uma embaixada de sentido entre o universo da fé cristã e o universo da ciência. (…) buscando o avanço do conhecimento integral acerca do homem e sua relação com Deus e a natureza, a partir de uma perspectiva cristã.”

Quem tiver interesse de obter mais informações, poderá entrar no site oficial da associação para acompanhar sua agenda de atividades, publicações e pessoas engajadas.
Iniciativas como essa, que visam desmitificar a ideia de que ciência e fé não se comunicam, só tem a contribuir para o amadurecimento e propagação da fé cristã. Aos cristãos que desejam se aprofundar no tema “fé e ciência”, essa é uma ótima oportunidade para buscar referenciais teóricos e, quem sabe, se tornar um atuante na área.

 Abraço e até a próxima.

Fonte: Gospel+