quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Liberdade

O sentido bíblico de liberdade, remonta ao uso desta palavra no Velho Testamento, onde tinha também o significado de ser limpo e inocentado, especialmente da culpa em relação a Deus.
Os autores do Novo Testamento empregam geralmente esta palavra para indicar, não somente a libertação do jugo do pecado, como também da maldição e das obrigações cerimoniais da Lei, da ira e da condenação divina, dos laços do diabo e do mundo; enfim, de tudo o que tornava o pecador culpado e separado de Deus.
Não se trata dessa forma, de liberdade no sentido moral de exercício de livre arbítrio, pois o enfoque bíblico é de caráter objetivo quanto à obra que Jesus Cristo consumou por nós, e não de caráter subjetivo quanto à nossa condição de ser livre para fazer a própria vontade.

É liberdade no sentido de sermos isentados, desobrigados da dívida que tínhamos para com Deus. Mas, em nossa liberdade por Cristo continuamos amarrados à vontade de Deus, e importa fazer a vontade dEle e não a nossa.
Não somos livres para viver em conformidade com as nossas escolhas pessoais, mas em submeter estas escolhas à vontade de Deus e examiná-las à luz da Sua Palavra, de modo que não fomos libertados por Deus para fazer o que bem entendamos. Afinal, mesmo em tudo que é lícito há aquilo que não nos convém.
Deve ser considerado que o homem se tornou escravo do pecado, do diabo e de sua própria vontade, quando buscou se livrar de Deus.

Então, o caminho da verdadeira liberdade moral e espiritual é determinado pelo caminho inverso, a saber, em retornar à submissão e comunhão com Deus. Mas, para isto necessitamos de um Sacrifício, um Mediador, um Advogado, um Sacerdote, um Salvador, um Senhor e Rei, e tudo isso nos foi dado por Deus, na pessoa de Jesus Cristo.
Não está em nós, portanto a possibilidade de voltarmos por nossa própria conta à liberdade da vida com Deus. Isto está principalmente em Cristo; em Deus nos atrair a Ele para que sejamos libertos, pois não há nenhum outro nome dado na terra ou no céu, pelo qual importa que sejamos libertados e salvos.

Por isso nosso Senhor afirma que se Ele nos libertar, verdadeiramente seremos livres, porque a qualidade da liberdade a que se refere, não a que os tribunais terrenos ou os credores concedem aos infratores da lei dos homens, e aos seus devedores, mas à dívida impagável que tínhamos para com o próprio Deus.
Somos livrados em Cristo e por Cristo, sobretudo da nossa dívida de pecados, por meio do nosso arrependimento e fé nEle.

Pr Silvio Dutra
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por ter comentado!